Estamos publicando o resumo da aula do dia 14/06/12, conforme combinado. Encaminhamos via e-mail o material do intelectual Cesare Lombroso, para dialogarmos no início da aula.
Ótima leitura!
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Relato
– Aula da Profª Mabel Assis em 14/06/12
Ontem,
tivemos aula com a profª Mabel Assis, que mais uma vez nos
presenteou com uma aula brilhante, o tema foi a Construção Social
de Gênero.
Ela
começou apresentando a diferença entre sexo e gênero, e reforçou
que o gênero é socialmente construído a partir da educação
transmitida pelos pais, pela escola, pela religião, pela escola e
pela sociedade em geral.
O
ensinamento entre o que é ser homem e o que é ser mulher é
bastante reforçado pelos brinquedos na infância.
Brinquedos | Função | |
Meninas | Boneca | Treino para a maternidade |
Panelinha, Fogãozinho etc | Ferramenta de sociabilidade feminina que remete à esfera privada | |
Meninos | Armas | Principal instrumento de poder, incentivo à competição e sempre vencer/ganhar/conquistar |
Bolas/Jogos/Brincadeiras coletivas | Atividades que precisam ser desenvolvidas no espaço público, em grupo e que também incentivam, preparam para a competição |
Foi
comentado sobre os modelos de feminino – uma dicotomia entre santa
(Maria, mãe de Jesus) e puta (Maria Madalena), sobre o que é
patriarcado e suas estratégias de disseminação, como no período
do Iluminismo que vários cientistas e intelectuais apresentavam
pesquisas que comprovavam a inferioridade da mulher em relação ao
homem, com destaque para o pensamento do médico italiano Cesare
Lombroso.
Também
foi falado sobre a Revolução Francesa, que tem como um de seus
produtos a “Declaração do Direito Universal do Homem”, foi
pincelado um pouco sobre a história do feminismo no Brasil e
apresentado sobre a visão das Mulheres Negras que tem
especificidades e trajetória histórica diferente, uma vez que as
mulheres negras sempre estiveram no mercado de trabalho, ainda que
informal, pois no período pós-abolição (com destaque para o fato
de que a abolição ainda não foi concluída, pois não foi dado as
condições plenas para a população negra) mulheres negras
trabalhavam em troca de comida para si e sua família enquanto o
homem negro dificilmente conseguia alguma forma de trabalho.
A Profª
Mabel relacionou a violẽncia contra a mulher dentro dos papéis
sociais de sexo e como a violência culturalmente é vista como uma
forma educativa, como no período da palmatória, dos castigos
corporais aos escravos, às crianças e também às mulheres.
Foram
apresentados dados das desigualdades entre homens, mulheres, negros e
não negros no mercado de trabalho.
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