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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumo da 2ª Aula

Estamos publicando o resumo da aula do dia 14/06/12, conforme combinado. Encaminhamos via e-mail o material do intelectual Cesare Lombroso, para dialogarmos no início da aula.

Ótima leitura!

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Relato – Aula da Profª Mabel Assis em 14/06/12

Ontem, tivemos aula com a profª Mabel Assis, que mais uma vez nos presenteou com uma aula brilhante, o tema foi a Construção Social de Gênero.

Ela começou apresentando a diferença entre sexo e gênero, e reforçou que o gênero é socialmente construído a partir da educação transmitida pelos pais, pela escola, pela religião, pela escola e pela sociedade em geral.

O ensinamento entre o que é ser homem e o que é ser mulher é bastante reforçado pelos brinquedos na infância.




Brinquedos Função
Meninas Boneca Treino para a maternidade
Panelinha, Fogãozinho etc Ferramenta de sociabilidade feminina que remete à esfera privada
Meninos Armas Principal instrumento de poder, incentivo à competição e sempre vencer/ganhar/conquistar
Bolas/Jogos/Brincadeiras coletivas Atividades que precisam ser desenvolvidas no espaço público, em grupo e que também incentivam, preparam para a competição



Foi comentado sobre os modelos de feminino – uma dicotomia entre santa (Maria, mãe de Jesus) e puta (Maria Madalena), sobre o que é patriarcado e suas estratégias de disseminação, como no período do Iluminismo que vários cientistas e intelectuais apresentavam pesquisas que comprovavam a inferioridade da mulher em relação ao homem, com destaque para o pensamento do médico italiano Cesare Lombroso.

Também foi falado sobre a Revolução Francesa, que tem como um de seus produtos a “Declaração do Direito Universal do Homem”, foi pincelado um pouco sobre a história do feminismo no Brasil e apresentado sobre a visão das Mulheres Negras que tem especificidades e trajetória histórica diferente, uma vez que as mulheres negras sempre estiveram no mercado de trabalho, ainda que informal, pois no período pós-abolição (com destaque para o fato de que a abolição ainda não foi concluída, pois não foi dado as condições plenas para a população negra) mulheres negras trabalhavam em troca de comida para si e sua família enquanto o homem negro dificilmente conseguia alguma forma de trabalho.

A Profª Mabel relacionou a violẽncia contra a mulher dentro dos papéis sociais de sexo e como a violência culturalmente é vista como uma forma educativa, como no período da palmatória, dos castigos corporais aos escravos, às crianças e também às mulheres.

Foram apresentados dados das desigualdades entre homens, mulheres, negros e não negros no mercado de trabalho.  

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