Pages

terça-feira, 26 de junho de 2012

3ª Aula - Tema: Direitos Humanos e Gênero

Relato:

No dia 21/06 de 2012 a segunda turma do curso das Promotoras Legais Populares, tiveram a importante presença do companheiro Edmilson Souza, vereador e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Guarulhos.

Sua contribuição foi facilitar a temática de Direitos Humanos e Gênero, na qual ele veio com uma perspectiva do processo histórico, cultural e socioeconômico pensando em um desenvolvimento para o acesso à totalidade dos direitos à toda sociedade.

Ele também trouxe questionamentos sobre: como e porque discutir a questão dos Direitos Humanos e Gênero nesta "modernidade", justificando-se por razões das desigualdades sociais ainda existentes entre homens e mulheres.

Foi bastante pontuado também que as leis por si só elas não fazem as mudanças necessárias pois elas não tem movimento e o que se faz necessário é a luta e o entendimento de cada uma delas observando o contexto, para ela fazer valer e sentido.

Diversos foram os exemplos citados dos direitos das mulheres: assistência social, à identidade, à autonomia, à não discriminação, o reconhecimento do trabalho doméstico, à cargos de decisão, à participação política, à educação, à comunicação, entre outras.

O caminho da luta das mulheres pela igualdade é longo, como foi dito pelo facilitador Edmilson Souza, com perspectiva de estudiosos mesmo correndo tudo bem e sem retrocessos chegaremos à essa tão sonhada igualdade em 2.490.

Mas não podemos desistir, pois as pequenas ações práticas podem contribuir para mudanças significativas na sociedade que vão aos poucos minimizando as desigualdades.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumo da 2ª Aula

Estamos publicando o resumo da aula do dia 14/06/12, conforme combinado. Encaminhamos via e-mail o material do intelectual Cesare Lombroso, para dialogarmos no início da aula.

Ótima leitura!

Promotoras Legais Populares


Relato – Aula da Profª Mabel Assis em 14/06/12

Ontem, tivemos aula com a profª Mabel Assis, que mais uma vez nos presenteou com uma aula brilhante, o tema foi a Construção Social de Gênero.

Ela começou apresentando a diferença entre sexo e gênero, e reforçou que o gênero é socialmente construído a partir da educação transmitida pelos pais, pela escola, pela religião, pela escola e pela sociedade em geral.

O ensinamento entre o que é ser homem e o que é ser mulher é bastante reforçado pelos brinquedos na infância.




Brinquedos Função
Meninas Boneca Treino para a maternidade
Panelinha, Fogãozinho etc Ferramenta de sociabilidade feminina que remete à esfera privada
Meninos Armas Principal instrumento de poder, incentivo à competição e sempre vencer/ganhar/conquistar
Bolas/Jogos/Brincadeiras coletivas Atividades que precisam ser desenvolvidas no espaço público, em grupo e que também incentivam, preparam para a competição



Foi comentado sobre os modelos de feminino – uma dicotomia entre santa (Maria, mãe de Jesus) e puta (Maria Madalena), sobre o que é patriarcado e suas estratégias de disseminação, como no período do Iluminismo que vários cientistas e intelectuais apresentavam pesquisas que comprovavam a inferioridade da mulher em relação ao homem, com destaque para o pensamento do médico italiano Cesare Lombroso.

Também foi falado sobre a Revolução Francesa, que tem como um de seus produtos a “Declaração do Direito Universal do Homem”, foi pincelado um pouco sobre a história do feminismo no Brasil e apresentado sobre a visão das Mulheres Negras que tem especificidades e trajetória histórica diferente, uma vez que as mulheres negras sempre estiveram no mercado de trabalho, ainda que informal, pois no período pós-abolição (com destaque para o fato de que a abolição ainda não foi concluída, pois não foi dado as condições plenas para a população negra) mulheres negras trabalhavam em troca de comida para si e sua família enquanto o homem negro dificilmente conseguia alguma forma de trabalho.

A Profª Mabel relacionou a violẽncia contra a mulher dentro dos papéis sociais de sexo e como a violência culturalmente é vista como uma forma educativa, como no período da palmatória, dos castigos corporais aos escravos, às crianças e também às mulheres.

Foram apresentados dados das desigualdades entre homens, mulheres, negros e não negros no mercado de trabalho.  

terça-feira, 5 de junho de 2012

Rio + 20 - Cúpula dos Povos

 

As Promotoras Legais Populares de Guarulhos estarão presentes na Rio + 20 Cúpula dos povos, estaremos indo junto com as companheiras da Marcha Mundial das Mulheres.
Quem tiver interesse em participar, maiores detalhes entrar em contato no e-mail: plpguarulhos@gmail.com

A História das Coisas (versão brasileira)